26.7 C
Ponta Porã
sexta-feira, 20 de setembro, 2024
InícioPolíticaEm Ponta Porã, Procon convoca Energisa quanto aos cabos de internet jogados...

Em Ponta Porã, Procon convoca Energisa quanto aos cabos de internet jogados nas ruas

Participaram da audiência representantes do Procon, Prefeitura e Energisa.

O site Pontaporainforma publicou no dia 05/04/2023, uma matéria com a manchete “Cabos de internet espalhados por Ponta Porã são motivos de preocupação por parte dos pais”. De imediato, em contato com Fábio Caffarena, Secretário de Comunicação e Governo da Prefeitura de Ponta Porã, passou a posição de que a  Prefeitura já havia notificado a Energisa duas vezes, sendo que a notificação foi feita pela PGM (Procuradoria Geral do Município) e Secretaria de Obras.

Em Ponta Porã, Procon convoca Energisa quanto aos cabos de internet jogados nas ruas

“Nós entendemos que esses cabos são de fibra ótica e estamos vendo em todas as equipes essa confusão de cabos e notificamos a Energisa que é a empresa dona dos postes e se a empresa em tempo hábil não responder ou resolver essa questão, passaremos da notificação para multas”.

A Energisa não levou muito a sério a notificação, sendo apresentada uma denuncia junto ao PROCON local que convocou a Energisa para estar em uma audiência e tomar conhecimento das reclamações da Prefeitura.

Nesta quinta-feira (25), por volta das 9h54min, reuniram-se na sala de audiência do Procon, na rua  Baltazar Saldanha nº 281, a conciliadora Marisa Argenton  e  Patrick Pazini da Silva, engenheiro eletricista e supervisor de projetos, representando a Energisa.

De imediato foi apresentado a denúncia feita pela prefeitura, que culminou com a audiência. Patrick Pazini da Silva, representante da Energisa , disse que a empresa está ciente de tudo o que está acontecendo e não é somente em Ponta Pora, mas em todo estado de Mato Grosso do Sul, sendo que a empresa realizou uma pesquisa em Ponta Porã e ficou constatado que hoje opera na cidade 8 empresas especializadas em distribuição de internet devidamente cadastradas na Associação Comercial local. Dessas, 4 empresas estão com os contratos em dia com a Energisa e seus projetos devidamente aprovados, porem, outras 4 não apresentaram os devidos projetos de operação e parceria e por isso estão irregulares e serão notificadas.

A Energisa, através de seu representante, informou que estará notificando todas as empresas para que até o dia 2 de junho deste ano, estejam com suas fiações organizadas e caso não o façam, correm risco de sanções mais duras por parte da empresa.

Em Ponta Porã, Procon convoca Energisa quanto aos cabos de internet jogados nas ruas
Reunião no Procon dePonta Porã – Foto Tião Prado – Pontaporainforma

A reportagem do Pontaporainforma questionou o representante da Prefeitura quanto a  Lei Estadual nº 12.635/07 de cessão de terreno para a Energisa e foi informado que tudo está dentro da Lei, sendo cumprido e por isso cabe a Energisa cobrar  das empresas de distribuição de sinal de Internet que colocam os cabos de fibras óticas nos postes e desta feita, fazer a organização destes cabos, evitando assim se continue a ter cabos cortados e jogados por toda cidade.

A reportagem questionou o representante da Energisa se os cabos das 4 empresas que não estão com os seus projetos e documento cadastrados junto a empresa, se poderá sofrer alguma sanção, como a retirada dos cabos e assim acabar prejudicando os consumidores, e a resposta do engenheiro é de que não tem essa informação ainda, mas aconselhou que fosse divulgado que as pessoas que querem contratar um serviço de internet através da fibra ótica, que consulte se a empresa em questão está  cadastradas para ter mais segurança nessa contratação.

Foi ainda informado um telefone para denúncias de cabos jogados nas ruas e causando transtornos da população: 0800 722 7272 ou nas agências locais da empresa na cidade.

No final da reunião, a coordenadora do Procon, advogada Cláudia Gislaine Bonato, solicitou que fosse enviado por  E-mail, cópia das notificação que a energisa enviou para empresas de distribuição de internet na cidade.

Tião Prado – Jornalista