Está aberto o prazo para inscrições de projetos para o Fundo Social 2023 da Sicredi Centro-Sul MS, iniciativa que destina parte do resultado financeiro da Cooperativa para apoiar projetos sociais de interesse coletivo voltados ao desenvolvimento social, nas áreas da educação, cultura, esporte, saúde, segurança, meio ambiente e inclusão social.
Conforme o regulamento, as propostas devem estar vinculadas a entidades privadas sem fins lucrativos, legalmente constituídas e que trabalhem na área de atuação da Cooperativa, ou seja, que estejam localizadas em um dos 38 municípios onde a Sicredi Centro-Sul MS está presente.
Para este ano, a Cooperativa destinou R$ 2 milhões para atender os projetos do Fundo Social, valor aprovado pelos associados nas assembleias de núcleo e oficializado na Assembleia Geral Ordinária (AGO). Esse recurso será distribuído entre as 45 agências da Cooperativa, conforme previsão no regulamento.
Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Paulo Roberto Neves, o Fundo Social é um dos diferenciais da Cooperativa e se insere no 7º Princípio do Cooperativismo: “Interesse pela comunidade” e tem o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas por entidades da região e que atuem em benefício da comunidade. “É nosso papel contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade onde atuamos, essa é a base da cooperação. E é através desse princípio que atuamos nas melhorias sociais onde estamos presentes, ou seja, o resultado financeiro do associado traz um resultado para a comunidade onde ele vive”, enfatizou.
O Fundo Social foi criado em 2017 pela Sicredi Centro-Sul MS durante Assembleia Geral Ordinária (AGO). Os projetos são avaliados por um comitê formado pelos gestores das agências e os coordenadores e suplentes de núcleo, que representam os associados, e fazem a destinação dos recursos disponíveis.
Inscrições
As inscrições dos projetos vão até 30 de junho e poderão ser feitas diretamente no site www.sicredicentrosulms.com.br/fundosocial. Será necessário que a entidade faça um cadastro básico que servirá também para edições futuras, onde são preenchidos os dados e informações pertinentes a entidade, seus representantes legais, com e-mail e telefone de contato do responsável.
Na sequência, abrirá os campos para o cadastro do projeto, onde deverão ser preenchidas informação relacionadas à proposta, seus objetivos e a quantidade de pessoas beneficiadas. Os materiais ou serviços que serão solicitados devem ser descritos de forma individual e detalhada e o não cumprimento desta exigência desclassificará o projeto. No cadastro, o requerente também deverá marcar qual ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) o projeto se encaixa. Caso seja necessário, pode ser anexado imagens e orçamentos do projeto, no formato PDF e PNG.
Cronograma
A avaliação dos projetos acontecerá de 1 a 31 de julho e a divulgação dos aprovados até 4 de agosto. Depois, abre o período para aquisição dos bens, materiais ou serviços dos projetos aprovados, que se dará via agência, até 30 de setembro. O prazo de conclusão dos projetos aptos a iniciarem suas atividades será até 31 de outubro, com entrega dos materiais e coleta do Termo de Doação assinado.
Outras informações detalhadas da seleção incluindo análise dos projetos e acompanhamento, entrega e execução do projeto e prestação de contas estão disponíveis no regulamento: www.sicredicentrosulms.com.br/fundosocial.