Aprovado em 1ª discussão o projeto de lei 14/2023 que institui a campanha “Com o Coração de Mulher”, a ser celebrado, anualmente, na semana de 14 maio, que é o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares em mulheres. O projeto é de autoria do deputado estadual Neno Razuk (PL) e visa estimular a prevenção e orientar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças cardiovasculares.
Na justificativa o parlamentar lembrou que o Brasil apresenta uma das mais altas taxas de mortalidade da América do Sul. As doenças cardiovasculares em mulheres já ultrapassam as estatísticas de câncer de mama e de útero.
“Esses são números da Organização Mundial da Saúde e mostram que as doenças cardiovasculares respondem por um terço das mortes de mulheres no mundo, com 8,5 milhões de óbitos ao ano, ou seja, mais de 23 mil mulheres dia e representa mais que o dobro das mortes por todas as neoplasias associadas”, enumerou sobre os índices que são preocupantes.
Prevenção
As mulheres têm aumento de prevalência de morte após a menopausa, o que agrava as perspectivas em um futuro bem próximo pelo envelhecimento e adoecimento da população feminina no Brasil.
“Na maioria das vezes, as doenças cardiovasculares podem ser prevenidas por ações de saúde pública que envolvem o controle de fatores de risco, assim como pelo manejo clínico otimizado dos pacientes. A redução das doenças cardiovasculares em mulheres no Brasil, é uma tarefa complexa, que depende de inúmeros agentes e de um esforço continuado, por isso a importância do Poder Público se envolver com campanhas de conscientização e prevenção”, defende o parlamentar na justificativa, e que acredita que agora a matéria será aprovada em segunda discussão.
Na semana da campanha, serão realizadas palestras, audiências públicas, seminários, conferências e outras ações, que visem à conscientização e à orientação sobre atividades de prevenção da saúde cardiovascular. De modo detalhado, essas atividades são relativas à educação alimentar e nutricional, com incentivo de hábitos saudáveis e redução de peso; e aos exames de prevenção e controle da hipertensão arterial.