Comandante da 4ª Brigada Militar lança a Operação Ágata em Ponta Porã

Militares do Paraguai também estão participando da operação

As Forças Armadas iniciaram as atividades da Operação Ágata  2023 para combate a crimes transfronteiriços e os crimes ambientais no estado de Mato Grosso do Sul, principalmente na região de fronteira e prestar apoio a sociedade.

As atividades iniciaram-se no  inicio desta semana e deverá se estender por todo ano de 2023 , sendo que estarão sendo combatidos os crimes de tráfico de drogas, contrabando de cigarros, eletrônicos e nas fiscalizações dos veículos para coibir a entrada de carros roubados no país vizinho.

Fazem parte das ações este ano, barreiras nas rodovias federais e estaduais, uma completa fiscalização no aeroporto Internacional de Ponta Porã, com revista nas bagagens com o apoio de cães farejadores para verificar a presença de entorpecentes. Nas estradas está sendo feito os pontos de bloqueios com revistas e o patrulhamento.

Um trabalho diferenciado será feito nas estradas vicinais, com intensificação de bloqueios.

Segundo o General de Brigada, Marcello Yoshida, comandante da 4º Brigada Militar, essa operação será realizadas diversas vezes durante o ano de 2023 para combater os crimes mencionados.

O General informou também que essa operação conta com a presença de todos os órgãos de segurança, Policia Federal, Policia Civil, Policia Militar, DOF e as agencias locais e os militares das Forças Armadas do Paraguai. Disse ainda que os Militares do Paraguai estarão passando ensinamentos a respeito das missões que já foram realizadas naquele país e poderá servir de aprendizagem.

“Nós mostramos a eles o que estamos fazendo por aqui e eles o que estão fazendo do lado de lá”, ressaltou.

O Coronel Milton Costa Neto, comandante do 11º RC – MEC, também foi ouvido pela reportagem do Pontaporainforma e disse que as operações na faixa de fronteira exigem um preparo diferente das operações de defesas externas.  ” É a nossa prioridade constitucional, tão logo, durante toda preparação foi ministrada instruções específicas e convidadas as instituições parceiras para ministrar palestras  na unidade para que os militares, quando estiverem em ação, saiba como tratar cada caso”, afirmou Neto.

O Coronel disse que este é um momento importante para a unidade militar, pois está recebendo o General de Brigada, Marcello Yoshida, e participando dessa importante missão: “Nos sentimos privilegiados em receber nosso comandante aqui em nossa unidade, verificando as ações da nossa tropa e esse tipo de ação é uma cão que o Onze se envolve em 8 municípios na faixa de fronteira do Mato Grosso do Sul e principalmente no município de Ponta Porã que é um município muito grande  e nós devemos estar sempre atuando para conter ilícitos em nossa região”, completou.

Ágata 

Criada em 2011, a Operação vem sendo executada em parceria com órgãos de segurança pública e de fiscalização (federais, estaduais, municipais e do Paraguai). Além das atividades de combate ao crime.

Mais informações assista o vídeo abaixo e confira a entrevista do General de Brigada Marcello Yoshida e do Coronel Milton Costa Neto, que foi concedida a TV RIT de Dourados e ao Pontaporainforma.