O prefeito acredita que o projeto terá uma tramitação tranquila na Casa se leis.
O prefeito de Ponta Porã Eduardo Campos, se reuniu nesta quarta-feira 15, com seus secretários, assessores e seu lider na Câmara de vereadores, o vereador Agnaldo Miudinho e falou que: “Enviamos para a Câmara Municipal de vereadores o novo modelo de distribuição dos recursos do Programa PREVINE Brasil, tornando mais justo e mais amplo benefício, uma vez que a saúde é resultado do trabalho do conjunto dos profissionais que atuam na área”.
Como era: Segundo o prefeito Eduardo, receberiam o benefício do Previne Brasil, as equipes técnicas das unidades que batessem a meta de 80% de serviços e ações previstas na lei.
Como ficou: Agora, segundo o prefeito, 50% do valor do Previne Brasil é destinado a todas as unidades de saúde e 50% àquelas que bateram meta. Assim, quem bate meta fica com 100% e quem não alcança a meta recebe 50%.
O Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora). Finalizando o prefeito Eduardo Campos disse que o projeto deve ter uma tramitação tranquila.