Artigo: Como devemos tomar a Ceia do Senhor?

11/10/2016 16h

Por Eloir Vieira

Divulgação: Dora Nunes

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia” (João 6.54); “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu, nele” (João 6.56).

Tomar a Santa Ceia da Nova Aliança regularmente é um mandamento de Jesus a todos os cristãos: “Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (MT 26.28); “façam isto em memória de mim” (Lucas 22.19).

É por meio do sangue de Jesus, que os nossos pecados são perdoados e removidos de nós! Por isso, cada crente em Cristo, deve comer do pão e beber do cálice regularmente, não como um ritual, mas em memória de Jesus, confirmando a fé e a esperança na salvação: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha” (1Co 11.26).

O pão representa o corpo de Cristo: “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo” (MT 26.26; MC 14.22; LC 22.19). O cálice com suco de uva representa o sangue de Cristo: “E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (MT 26.27,28; MC 14.23; LC 22.20).

Comer a carne e beber o sangue de Cristo é o sinal de comunhão dos que são de Cristo Jesus e esperam a sua vinda e a ressurreição: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia” (João 6.54). Tomar a ceia regularmente é um sinal de que estamos em Cristo e Cristo em nós: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu, nele” (João 6.56).

Para tomar a ceia do Senhor, é preciso passar pelos procedimentos ensinados por Jesus e seus apóstolos; primeiro crer em Deus e em Jesus: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (João 14.1). Se arrepender dos pecados e crer no evangelho: “E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (MC 1.15); passar pelo batismo: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38).

Ainda hoje, Deus continua mandando que todos se arrependam dos seus pecados e juntem-se à família cristã: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (AT 17.30).

Artigo: Como devemos tomar a Ceia do Senhor?