“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto” (2ªCo 4.3).
É possível perder a salvação? Não! Se a pessoa já está salva, não perde a salvação! Mas, poderá ser disciplinada por seus atos de desobediência a Deus e ao seu evangelho. Se perdêssemos a salvação toda vez que pecamos, ninguém seria salvo pois, todo dia e a todo momento pecamos! E pecado não tem tamanho; pequeno, médio ou grande é pecado! Os pecados de todos foram perdoados na morte de Jesus, para que todo aquele que crê no unigênito Filho de Deus, não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16).
Na verdade, só deixa de ser salvo quem não crê: “Quem crer e for batizado será salvo; e quem não crer será condenado” (Mc 16.16). Quem não crê, não recebeu a salvação, e, portanto, não perde o que não tem (Rm 3.23). “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (Jo 3.18,19).
Uma vez salvo, salvo para sempre? Sim! Se a pessoa realmente creu: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10). Quem crê, passa a ser guiado pelo Espírito do Senhor: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1).
O Espírito do Senhor, transforma a vida da pessoa, que passa a produzir frutos de fé: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo?” (Tg 2.14). Somos salvos pela fé em Jesus Cristo (Ef 2.8,9). Porém, a fé, é provada pelas obras de fé: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma” (Tg 2.17). “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tg 2.26).
Quem ainda não recebeu Cristo, não está salvo! O evangelho está encoberto, e a sua mente está fechada pelo inimigo para que não creia: “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2ªCo 4.3,4).
O evangelho é o poder para a salvação de quem crê: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Rm 1.16,17).
Ao conhecermos a verdade do evangelho, se rejeitarmos, pecamos voluntariamente: “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” (Hb 10.26,27). Creia!
Por Eloir Vieira