26.2 C
Ponta Porã
sexta-feira, 20 de setembro, 2024
InícioEloir VieiraPor que nos escondemos de Deus? Por Eloir Vieira

Por que nos escondemos de Deus? Por Eloir Vieira

“E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?” (Gn 3.9).

Deus sempre quis e quer ter relacionamento com sua mais bela criatura, o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou” (Gn 1.27).

Eles conversavam: “E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2.15-17).

Adão e Eva, não tinham medo de Deus, enquanto não tinham pecado. Até que: “E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me” (Gn 3.8-10.

A desobediência trouxe ruína para todos os descendentes do primeiro casal: “E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gn 3.6). Todos os humanos nascem em pecado: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23).

Para se relacionar novamente com a humanidade, Deus deu seu Filho Jesus, a morrer pelos pecados de todos! A partir do sacrifício de Jesus, não devemos nos esconder de Deus, nem ter vergonha! Só precisamos ter fé e confiança em Jesus Cristo, que nos justifica e nos devolve o direito de nos relacionarmos com nosso Criador novamente!

Jesus nos oferece o perdão de graça: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Rm 3.24-26).

Deus nos perdoou, sendo nós ainda pecadores: “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). O Senhor Jesus assumiu a nossa culpa, e o pecado não tem mais domínio sobre nós para nos tirar da presença de Deus! Cada pessoa que crê, se divorcia do pecado e se une ao Espírito Santo: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1).

Se estamos em Cristo, fazemos a vontade de Deus e não mais a vontade da nossa carne decaída: “Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus” (1ªPe 4.2).

Eloir Vieira