A salvação é Automática para Todos? Por Eloir Vieira

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9).

Graça é um favor que se recebe ou se dispensa! Deus oferece a graça pela qual toda a humanidade pode ser salva: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Crer é acreditar, aceitar, tomar por verdadeiro, confiar. Deus concedeu a graça a todos mesmo ainda sendo pecadores: “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8).


A salvação não tem custo, não é por merecimento; não é por praticar religião, fazer sacrifícios, caridades ou qualquer outra coisa. Se precisássemos fazer alguma coisa para merecermos, não seria graça, seria uma conquista nossa por algum feito: “Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça” (Rm 11.6).

Ao tomarmos conhecimento da graça de Deus, compete a nós, apenas crer para recebermos a graça, o perdão, a salvação: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24). Quando cremos, recebemos a graça que nos torna capazes de receber o perdão e a salvação.

Para receber a graça de Deus, o ser humano só precisa crer. Quem crê recebe, quem não crê, está dispensando: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18). Todos os pecadores nascem condenados; quem crê em Cristo, recebe o perdão; quem não crê, continua condenado: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (Jo 3.36).

A pessoa que crê, não perde a salvação! Quem não creu, não perde pois ainda não recebeu: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16). Quem crê, obedece ao evangelho de Cristo: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Rm 1.16,17).

Como se distingue um pecador que crê do que não crê? O que não crê permanece indiferente, sem mudança de comportamento; continua condenado! E o pecador que crê tem sua vida transformada: “E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (1ªCo 6.11); “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2ªCo 5.17).

Quando cremos em Cristo, somos purificados do pecado: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1). Quem crê, não anda mais em pecados!

Eloir Vieira