26.7 C
Ponta Porã
sexta-feira, 20 de setembro, 2024
InícioEloir VieiraAtributos do Espírito Santo, por Eloir Vieira

Atributos do Espírito Santo, por Eloir Vieira

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gl 5.22).

São nove os atributos do Espírito Santo apresentados neste versículo. Vamos analisar os significados deles: 1 – Amor: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1ªCo 13.4-7).

Quem ama de verdade, se doa, porque amar é dar e não receber. Quem ama verdadeiramente, serve o outro, e não se serve dele. Jesus ensinou servir, ser servo dos outros. Quem quer ser o maior no céu, seja o menor na terra: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13.14,15).

2 – Gozo: Satisfação, prazer independente de situações. Deus sente prazer naquele que não recua da fé: “Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele” (Hb 10.38). 3 – Paz: Calmaria, tranquilidade, descanso, sossego, concórdia, harmonia, amizade, ausência de guerra, conflito, inimizade: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).

A verdadeira paz só o Senhor Jesus tem; e, quando estamos em comunhão com Cristo, temos a sua paz constantemente, mesmo em situações difíceis: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33). “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14.27).

4 – Longanimidade: Suporta ofensas, injúrias e sofrimentos. 5 – Benignidade: Característica de quem é benigno, bondoso, generoso. 6 – Bondade: Qualidade de quem tem boa índole, amável, ajudador. 7 – Fé: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1); “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).

8 – Mansidão: Quem é humilde, calmo, amável, justo, submisso, doutrinável, temente a Deus, tolerante, e paciente nas horas de sofrimento. 9 – Temperança: Moderado, domínio próprio, prudência: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mt 10.16).

Quando o Espírito Santo se une ao nosso espírito, nos tornamos filhos de Deus e produzimos o fruto do Espírito: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). Deus dá o seu Espírito Santo a todos que buscam: “Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre” (Mt 7.8). “Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc 11.13).

Por: Eloir Vieira