Pandemia faz acesso à internet fixa superar móvel pela 1ª vez

Pandemia colaborou para aumento da banda larga nos lares brasileiros
Lucas Braga

Pandemia colaborou para aumento da banda larga nos lares brasileiros

Pela primeira vez em cinco anos, o acesso à internet em casa superou o da rede móvel. Ambas vinham aumentando desde 2016, mas de 2019 para 2021, sob o efeito da pandemia, o uso mudou: a banda larga fixa (domiciliar ou de empresas) saltou de 78% para 83,5%, e a móvel (celular) encolheu de 81,2% para 79,2%.

Os dados são do levantamento Tecnologia da Informação e Comunicação com base em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadTIC), divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE. O Norte é o único lugar onde ainda há mais acesso por celulares.

A banda fixa é maior do que a móvel nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste, sendo nesta última o registro mais expressivo. Há mais de 86% das casas nordestinas com conexão. À rede móvel, apenas 62,2%.

Outra mudança que já vinha acontecendo e que se acentuou na pandemia é que o uso da internet móvel para chamadas de voz ou vídeo ultrapassou o seu uso para envio de mensagens de texto, áudios ou imagens.

Usar a internet para enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos ficou em 94,9% em 2021. As chamadas de voz ou vídeo, 95,7%.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Internet alcança 90% dos domicílios

A proporção de pessoas que utilizaram a internet para assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes, também aumenta gradativamente e, em 2021, foi de 89%. O e-mail, por sua vez, assim como a TV e o computador, vai saindo de cena a cada ano.

A pesquisa também mostra que a internet chegou a mais domicílios: são 90% com acesso à rede, alta de 6 pontos percentuais (p.p.) frente a 2019. E, pela primeira vez, mais da metade dos idosos têm acesso à internet no Brasil.

Na área rural, a proporção de domicílios com internet subiu de 57,8% para 74,7%, entre 2019 e 2021, enquanto na área urbana, ela subiu de 88,1% para 92,3%.

Fonte: IG TECNOLOGIA