4º BPM participa de evento comemorativo dos 30 anos do Proerd, no RJ

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (PMMS) enviou uma delegação para participar das festividades de comemoração dos 30 anos de Proerd no Brasil, organizada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ).

O evento que ocorreu entre os dias 15 a 19 deste mês teve sua abertura oficial na Academia de Polícia Militar (APM) Dom João VI, e seguiu com sua programação no Centro Cultural Ligth, e, também em alguns dos principais pontos turísticos do Município do Rio de Janeiro.

Com a participação e a interação de 17 Estados do Brasil e do Distrito Federal, o encontro foi marcado pela comunhão das PMs coirmãs, tendo nos relatos e trocas de experiências o ápice de emoções que envolvem o trabalho preventivo e ostensivo dessas forças de Segurança Pública através do Proerd, que é um programa estadunidense “Dare”, adaptado para a realidade brasileira através da PMERJ, a primeira turma de instrutores brasileiros foi formada em 1992 e a de mentores em 1993, todos exclusivamente policiais militares da PMERJ.

Além da presença do diretor da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCOM), que é instrutor e Coordenador Estadual do Proerd, Cel Thonny Audry Lima Zerlotti, a subdiretora Ten Cel Maria, os policiais militares instrutores Sub Ten Gledson, Sub Ten Barcellos, Sub Ten Orlanda, Sgt Foster, todos da capital e, o Sgt Magalhães do CPA-2/13ᵒBPM, e os Sgts Paulina Ribeiro e Cristian David Colmán Lima do CPA-1/4ᵒBPM (Região de Fronteira) também prestigiaram e colaboraram para o grande sucesso do evento. Isso denota e evidencia a preocupação e a valorização que o Estado do Pantanal tem tido com as questões de prevenção às drogas e à violência.

O Proerd chegou no Estado de Mato Grosso do Sul em 1997, e na área do 4º BPM foi implantado no ano de 2005, sendo pioneira a cidade de Ponta Porã. A partir no ano de 2009, os Instrutores do Proerd, Paulina Ribeiro e Cristian D. C. Lima, implantaram o programa no município de Aral Moreira, atendendo alunos da zona urbana e os distritos de Rio Verde do Sul, Vila Marques, São Luiz, além do Assentamento Santa Catarina.

Em 2012 os instrutores do Proerd chegaram até os Distritos de Cabeceira do Apa, Graça de Deus e nos Assentamentos Itamarati e Dorcelina Falador, além de atender os municípios de Antônio João e Laguna Carapã, ministrando as lições nas escolas urbanas e nas aldeias indígenas Marangatu, Bom Fim e Jacaré, sendo nestas as aulas realizadas em língua portuguesa e guarani, para melhor integração com a comunidade indígena.
No ano de 2013 a sgt Paulina fez o curso de Mentor do Proerd e o sgt Cristian no ano de 2015, ambos realizaram na cidade do Rio de Janeiro.
No ano de 2015, os Instrutores Proerd implantaram à educação infantil, sendo pioneira o Centro de Educação Infantil Coração de Jesus na cidade de Ponta Porã.
No ano de 2018, o Proerd Fronteira MS, foi co-responsável pela implantação do Proerd na Republica do Paraguai, com a participação de ambos instrutores como Mentores do “1º Curso Internacional de Instrutores do Proerd da PMMS”, realizada em Ponta Porã.
No ano de 2020, durante a pandemia, os Instrutores do Proerd do 4º BPM prosseguiram as atividades através de aulas virtuais, atendendo alunos dos municípios de Ponta Porã e Aral Moreira, além da escola Mappe que e Elite Ponta Porã.

A PMMS, por meio do Proerd/MS parabeniza a PMERJ pelos seus 30 anos de Proerd, rende votos de sucesso promissor e saúda os policiais proerdianos do estado da Cidade Maravilhosa com o brado de: “Hoje é dia de? Proerd!”, pois o Proerd Rio de Janeiro 30 anos é um golaço!

Assessoria de Comunicação Social do 4º BPM/CPA 1.