Guaíra/PR – Nesta quarta-feira (23/2), a Polícia Federal, com o apoio do Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Estado do Paraná (2ª Companhia), deflagrou a Operação Porto Abandonado, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada a prática de crimes de tráfico de entorpecentes, contrabando e descaminho de diversos tipos de mercadorias.
Estão sendo cumpridos nove mandados, expedidos pela Justiça Federal em Guaíra, sendo quatro de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.
O modus operandi da organização criminosa consistia em importar do Paraguai, pela via fluvial, até um porto clandestino à margem do Lago de Itaipu, diversos tipos de mercadorias, a exemplo de maconha, cigarros, agrotóxicos e eletrônicos.
Em seguida, do lado brasileiro, era realizado o transbordo dos produtos para veículos terrestres leves, que faziam o transporte para os depósitos clandestinos ou para os compradores situados em diversas regiões do país.
Durante a investigação, apurou-se que foram interceptadas pelo menos três remessas vinculadas à ORCRIM, além da apreensão de rádios comunicadores, armas de fogo, munições e carregadores, inclusive de dois carregadores alongados.
Os investigados, que se encontram presos, responderão pelos crimes de organização criminosa, desenvolvimento clandestino de telecomunicação, porte ilegal de armas de fogo, contrabando, descaminho e tráfico de droga, cujas penas, somadas, podem chegar a 38 anos de prisão.
O nome da operação se refere à denominação do principal porto clandestino utilizado pela agregação ilícita.
Comunicação Social da Polícia Federal em Guaíra