Jovens sul-mato-grossenses estão tendo a oportunidade de estagiar em secretarias e autarquias estaduais, uma forma de obter conhecimentos práticos das suas futuras profissões
“Vejo o programa como uma via de mão dupla que está caminhando para um modelo a ser seguido por demais governos no país.”, diz a estudante de jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Larissa Adami da Silva, 23.
Larissa Adami comenta sobre a sua primeira semana no estágio. “Minha adaptação está sendo flexível e tranquila. Aos poucos vou compreendendo as demandas que preciso atender diariamente. Toda a equipe é muito bem preparada e objetiva, o que me deixou bastante segura. Afinal, a Segov é um órgão que reúne todas as informações sobre o Estado. Então, é natural sentir ansiedade nos primeiros dias”.
A estudante de jornalismo acrescenta que já havia estagiado em outro local, mas nada se compara com o Programa de Estágio Supervisionado do Governo MS em parceria com a Fapec. “Posso afirmar com certeza que o Programa de Estágio Supervisionado é bem diferente da proposta de trabalho de outros locais em Campo Grande. Além da capacitação que nos é oferecida, recebemos uma justa remuneração e tenho, ainda, a oportunidade de ampliar meus conhecimentos dentro do setor. O ambiente me permite isso. Possuo autonomia para colocar em prática os ensinamentos adquiridos na Universidade, junto com o auxílio dos gestores sobre outros pontos chave da comunicação que eu ainda não estava familiarizada”.
Para Larissa, a oportunidade vai ajudá-la a alcançar suas metas profissionais. “Espero me tornar uma profissional extremamente qualificada para o mercado de trabalho lá fora e acredito que vou conseguir isso pelo protagonismo jovem presente no Programa. ”
Outra contemplada pelo programa, Giovanna Araújo Raysaro, 24. Acadêmica de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ela conta como está sendo a experiência de estagiar no Governo de MS. “Esse é o meu primeiro estágio e estou gostando bastante. Fui direcionada para a Fundação do Trabalho (Funtrab), o ambiente está sendo acolhedor e vai de encontro com meu aprendizado em psicologia”.
“Espero sair com o máximo de conhecimentos práticos que eu puder adquirir, como o desenvolvimento de competências em relação à qualificação social e profissional de diversos trabalhadores, tendo embasamento em psicologia organizacional e do trabalho”, afirmou Giovanna Raysaro.
O futuro administrador Lucas Thomaz Teixeira de Sousa, 26, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), revela que esse é o seu primeiro estágio e está feliz por ter a oportunidade de aprender mais sobre sua área.
“Não tive a oportunidade de estagiar em outro local antes, mas sinto que esse é um dos melhores lugares para começar, pois tenho muito a aprender. Essa primeira semana foi essencial para conhecer o pessoal e as minhas tarefas. As pessoas me recepcionaram muito bem, me senti acolhido. Essa é uma oportunidade única, além de poder trabalhar dentro da minha área, em um setor que nunca imaginei. No meu caso, na Polícia Civil vou poder adquirir experiências que vão me engrandecer como pessoa”.
“Espero poder aprender o máximo possível com todos da equipe, e quando terminar o período de estágio, espero estar mais qualificado para o mercado de trabalho, colocando em prática tudo aquilo que é ensinado na faculdade e no que foi ensinado na capacitação da Fapec”, comenta Lucas Thomaz de Sousa.
Programa de Estágio Supervisionado
00O Programa de Estágio Supervisionado é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), por meio da Fundect (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), com a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).
A ação abrange 29 cursos das mais diversas instituições de ensino do Estado como UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Anhanguera-Uniderp e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).
Inez Nazira, estagiária do Programa Estágio Supervisionado