Projetos do IFMS são premiados na edição 2021 da Mostratec

Evento nacional foi realizado em formato virtual. Pesquisas foram desenvolvidas nos campi Campo Grande e Três Lagoas.

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) participou na última semana de outubro da edição 2021 da Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, considerada uma das maiores do segmento no país, tendo como objetivo apresentar projetos de pesquisa científica e tecnológica em diversas áreas do conhecimento.

O evento foi realizado de maneira virtual e a transmissão de encerramento e premiação ocorreu no dia 30 de outubro. Dos projetos do Instituto Federal que foram finalistas do evento, dois foram premiados, com um segundo lugar em “Educação e Humanidades”; e a terceira colocação em “Ciências Exatas e da Terra – Computação”.

“Os projetos premiados em eventos nacionais como a Mostratec são resultado do trabalho dos professores orientadores, somado ao empenho dos nossos estudantes, e fortalecem a manutenção das atividades de iniciação e divulgação científica em nossa instituição”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFMS, Felipe Fernandes.

Projetos – O ”NuAR: Entre narrativas e ilustrações e as grandes histórias de mulheres que fizeram tecnologia pelo mundo” é um projeto desenvolvido no Campus Campo Grande, com orientação das professoras Claudia Fernandes e Marta Luzzi.

Participam dele as estudantes Ariadne Nicoly Mori de Paula e Bianca Fernandes Ribas, do curso Técnico em Informática. A pesquisa conquistou o segundo lugar em “Educação e Humanidades”. O objetivo do trabalho foi reunir, em uma obra literária, histórias de mulheres da área tecnológica que pudessem influenciar positivamente os jovens em aspectos interdisciplinares, como criatividade e inovação.

“Acredito que esta temática seja muito importante, pois é trabalhado o incentivo para que cada vez mais meninas e mulheres sigam carreira e ocupem espaços nas área tecnológica e científica”, explica Ariadne. 

“Trabalhar no livro ‘Heroínas Ocultas: histórias nunca contadas’ foi desafiador mas gratificante, porque todas as alunas e professoras do grupo CTRL Femme deram seu melhor e colaboraram para que o resultado fosse um trabalho criativo e relevante para todo o público”, complementa.

Ela informa ainda que o livro, resultado do trabalho, deve ser publicado em breve, em formato e-book.Para maiores informações é possível acompanhar a página do NuAR no Instagram.

Além da segunda colocação em sua área de conhecimento, o projeto recebeu ainda uma credencial para participar da próxima edição da Isef (International Science and Engineering Fair/Feira Internacional de Ciências e Engenharia), realizada nos EUA.

Já o segundo projeto do IFMS premiado na Mostratec é do Campus Três Lagoas. “Stims: Aplicativo para Auxiliar Familiares no Tratamento do TEA” foi desenvolvido pela estudante Gabriela Mira dos Santos Martins e orientado pelo professor Douglas Francisquini Toledo.

O projeto ficou com a terceira posição em “Ciências Exatas e da Terra – Computação” e recebeu ainda uma credencial para participação na Feira Nacional de Ciência e Tecnologia do Colégio Dante Alighieri (Fenadante), prevista para ocorrer em São Paulo/SP.

Mostratec – Segundo a organização do evento, a edição 2021 contou com a participação de 752 projetos de todas as unidades federativas do país e também do exterior. Também foram realizados eventos integrados, como seminário de educação profissional, robótica educacional e atividades culturais.

Realizada anualmente em Novo Hamburgo/RS, desde 2009, as últimas duas edições foram virtuais, devido a pandemia do novo coronavírus. Mais informações estão disponíveis na página do evento