Hospital Regional de Ponta Porã está sem tomógrafo há mais de 10 meses

A redação do site Pontaporainforma recebeu a informação de que há pelo menos 10 meses o aparelho de tomografia do Hospital Regional Dr. José Simone Neto, localizado em Ponta Porã, está quebrado, sendo que esse aparelho é de fundamental importância na detecção da covid-19 e para verificação de como está o pulmão do paciente com coronavírus.

A reportagem entrou em contato com o diretor-geral do Hospital Regional, Demétrius do Lago Pareja, para ter mais informações a respeito do aparelho de tomografia que está quebrado e obtenção de respostas de como foi e como está sendo feito os exames, mas até o fechamento desta reportagem não foi dado retorno das solicitações feitas.

Em seguida, a reportagem entrou em contato com o Dr. Patrick Derzi, Secretário de Saúde de Ponta Porã, e ele informou que tinha conhecimento de que o aparelho de tomografia está quebrado sendo que já havia entrado em contato com a direção do Instituto Acqua que administra o hospital onde foi informado de que o conserto do aparelho fica muito caro pelo fato de já ser um equipamento muito antigo e que a direção está na espera da Secretaria de Saúde do Estado encaminhar um novo equipamento para substituir o quebrado.

Dr. Patrick informou que no período critico da pandemia do Covid-19, a Secretaria de  Saúde cedia as suas ambulâncias para levar os pacientes que precisavam fazer os exames até o Hospital da Cassems e os trazia de volta até o hospital e em seguida as ambulâncias eram desinfetadas e higienizadas  ficando a disposição do hospital.

Na data de 17/11/2021, por meio do email do Pontaporainforma, foi enviado nota que diz:

Nota oficial – Hospital Regional Dr. José de Simone Netto

A direção do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), informa, por meio da assessoria de imprensa, que o aparelho de tomografia da unidade está em processo de finalização do Estudo Técnico Preliminar (ETP) de solução da rede de imagem da Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul. Enquanto aguarda por essa definição, a direção do hospital está contratando exames em outra unidade no município para honrar o compromisso de não deixar a população desassistida.

Matéria editada às 13h30min de 17.11.2021