Piquenique é um programa comum fora do Brasil, principalmente em regiões mais frias como Europa, Ásia e América do Norte. No Brasil, a procura por festas com o tema cresceu bastante , principalmente na pandemia. Alguns fatores que contribuiram para este crescimento, como ser a opção de comemoração mais segura – por ser ao ar livre – e o baixo custo.
“O inverno é o período do ano para fazer um piquenique no Brasil, pois normalmente as crianças e suas famílias não vão muito para piscinas e praias. É uma festa informal, divertida e uma forma diferente de comemorar”, comenta Luciana Marquez, decoradora e especialista em eventos. O evento pode ser realizado em quintal ou jardim de casa, terraço, parque, praça ou praia, em diferentes horários – café da manhã, brunch e final de tarde.
Ela explica que para ter uma boa experiência, a pessoa deve procurar um lugar integrado à natureza, de preferência com um gramado, e pensar em uma decoração alegre e colorida. Não esqueça de usar uma colcha, canga, esteira, tapete ou toalha para forrar o gramado. Se quiser investir em conforto e visual bonito para fotos, use almofadas e flores na decoração. Para comer e beber, sirva frutas e porções individuais de alimentos e bebidas práticos. Não esqueça de levar sacolas para recolher o lixo.
Você viu?
Dicas de comidas : Biscoito de polvilho, frutas já lavadas, mini sanduiches, tortas e quiches, pipoca, bolos caseiros, pães, torradas e patês, pão de queijo, tábua de frios e biscoitos variados.
Dicas de bebidas : água, sucos, mate, espumante e vinho tinto se for para adulto no final da tarde.
O que evitar: frutas que precisem ser cortadas, alimentos quentes e com maionese que estragam rápido, tortas cremosas e bebidas grandes tipo pet que requer copo,
“Invista em caixotes de madeira e cestos de palha para dar um charme – a cesta piquenique dá um toque especial. Se quiser um requinte a mais, use uma mesa baixa de pallet. Use cadeira de praia dobrável para idosos. Evite copos e utensílios de vidro para evitar qualquer acidente”, detalha.
A especialista apresenta um checklist para você preparar o piquenique ideal:
- Definir o local para conhecer o horário, posição do sol, tamanho do espaço, infraestrutura existente – verificar se tem espaço para as crianças brincarem, se for o caso -, segurança no local, área coberta próxima em caso de chuva e, se é necessário, autorização da prefeitura.
- Definir data e horário
- Lista de convidados
- Atividades para as crianças
- Planejamento do cardápio
- Planejamento da decoração
- Contratação dos serviços necessários
- Acompanhar a previsão do tempo. Pensar no Plano B em caso de chuva
- Comprar o que for necessário
- Separar o material e conferir.