Existe uma casa, uma casinha de madeira, já um pouco deteriorada pelo tempo e quem sabe pelas muitas histórias que ali aconteceram, uma casa sem pintura, sem a beleza da modernidade, sem o pé direito alto, sem gesso, sem lustres, sem escadas, sem porcelanato, mas dá a impressão de ser rica, de ter um tesouro ali escondido.
A casa em questão, com certeza, faz parte da vida de muitas pessoas da fronteira, mas especificamente do distrito de Sanga Puitã em Ponta Porã-MS, cidade que faz fronteira a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero.
Dias atrás, a redação do site Pontaporainforma recebeu a foto da casinha de um leitor que contou que aquela casa sempre lhe chamou a atenção, e isso já faz mais de 50 anos. Ao ser repostada nas redes sociais do Pontaporainforma, a foto fez sucesso e varios “causos” e relatos foram descritos.
No instagram do Pontaporainforma, a Fabiana Ramires disse que toda vez que passa na frente tem vontade de parar para ver se a senhora de cabelos brancos ainda está por ali. Já a nice Onorio disse que morou na casa com sua irmã. Maveri contou que passava pela casa com seu pai quando criança e na época, o pai contou que ali moravam duas moças, uma seria sua namorada e a outra de seu irmão. A Ivone relatou que seu esposo disse que a casa pertencia ao senhor Nenito Brizuena. A Marilene relatou que tem uma vontade enorme de conhecer a casinha por dentro. Itamar Fernandes escreveu que toda vez que passa na frente da casa fica imaginando quantos anos deve ter a construção e quem ja morou nela. O Aroldo disse que acha que a casa já foi uma escola. O Willian Melgarejo relatou que sempre que passava na frente com seu avô, ele dizia que a casa era do Dino Rocha. A Cheva Sanabria contou que ja entrou dentro da casa, pois era amiga da dona Pascuala.
Na fanpage, foram mais de 100 comentários e lembranças. Confira:
Denizia Teixeira Wahlbrinck Nossa que saudades . Minha mãe quando casou o vestido dela foi confeccionado nessa casa. Depois nasci a gente vinha muito aí. Nos morávamos capão Bonito e sempre que nos víamos a sanga puita passava aí. Nossa muita saudades muita lembrança boa.
Micheli Ramos Eu tenho uma llembrança Maravilhosa,eu vendia Suco com meu Irmão em um quebra mola que tem ou tinha quase na frente dessa casa ai,tempos que era Feliz e não sabia
Elizabeth Antunes Portilho Minha tia moro nessa casa meu pai sempre chegava visitar minha tia isso a 54 anos atrás guiando passo aí sempre lembro
Mari Souza Eu chamava de casa mal assombrada eu sempre via fantasma asenando para mim nas janelas pura imaginação de criança inocente boms tempo aqueles
Celio Insabrald Hj com 58 anos lembro quando tinha na faixa dw 5 à 8 anos morava em Mundo Novo Ms e vnha para ponta Porã . Lembro bem dela
Ramona Ortega Por incrível que parece tem gente morando nela,e sempre que vou em Sanga visito essa senhora, super simpática dona Isaura.
Julia Aparecida Tenho a lembrança que morava ar Sadi e sua esposa, ela era costureira, lá se vão mais de 62 anos…..
Gerson Viana Essa casa é em Sanga Puita, pertenceu ao Sr Adi Malufe, meu avô vulgo guatambu viveu muitos anos alí, cuidando os cavalos de corrida do Sr Adi…
Muitos relatos, muitas lembranças. Fato é que a casa está ali, na saída para Amambai, no distrito de Sanga Puitã e tem uma senhora que ainda reside nela. A arquitetura dá asas a imaginação e o tempo de existência trás lembranças, histórias de vidas que ali passaram, suas paredes, seu quintal, ali provavelmente teve risos, festas, lágrimas.
E você? Já viu essa casinha? Deixe seu relato. Compartilhe essa matéria e se tem fotos de lugares que queira que seja divulgado, mande para o email [email protected]. TODOS NÓS SEMPRE TEMOS UMA BOA HISTÓRIA PARA CONTAR.