O Dia do Índio é celebrado em 19 de abril, e foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio em 19 de abril.
Para celebrar tal data o prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, em nome de toda a equipe da administração municipal, homenageou as comunidades indígenas do município: Amambai, Limão Verde e Jaguari, com o objetivo de conscientização sobre a importância do Índio para todo o Brasil.
“Um povo guerreiro, alicerce do desenvolvimento da nação brasileira. Sinônimo de cultura, simplicidade e conhecimento. A eles, todos os dias, nosso respeito e valorização”, concluiu o Prefeito.
Neste ano, diferente do tradicional, não houve outras formas de comemoração em nenhuma das localidades devido a pandemia da COVID-19.
Fonte: Secom