Passagens de ônibus, carros de passeio e até a pé estão impedidas na fronteira da Bolívia com o Brasil. Apenas transporte de carga e serviços de emergência podem passar.
A polícia da Bolívia já faz o controle da linha internacional entre o país com o Brasil, nesta sexta-feira (2). As passagens de brasileiros por qualquer meio de transporte e até a pé estão impedidas para o país vizinho desde a 0h desta sexta, como medida de prevenção contra a Covid-19. Apenas transporte de carga e serviços de emergência podem passar, segundo o governo boliviano.
A novidade, anunciada nesta quinta, pegou a médica brasileira Thalita Galvão, de 38 anos, de surpresa. Ela tem registro de residência no país vizinho. “Saí de Uberlândia quatro da manhã de ontem, cheguei hoje na fronteira e, no meio do caminho, meus familiares me mandaram mensagem dizendo que a fronteira ia ser fechada. Como já estava na metade do caminho, mantive a viagem. Mas chegando aqui, bati com a cara na porta”, afirmou.
Na linha internacional de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, com a cidade de Porto Quijarro, na Bolívia, a médica disse que foi informada de maneira rude. “Um policial já veio falando para retornar que a fronteira estava fechada por 7 dias e que ninguém iria passar. Só mandou eu me afastar e ir embora dali, junto com uma outra família de bolivianos que queria apenas voltar ao país”, ressaltou.
Segundo o governo boliviano, as cidades que fazem fronteira com o Brasil, Porto Quijarro e Porto Suárez, estão em lockdown pelo mesmo período que a fronteira ficará fechada. A campanha de vacinação nos dois municípios foi iniciada na última semana e cinco mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina Sinovac na fronteira.
A preocupação do governo da Bolívia é de que o contágio aumente no país e pressione ainda mais o sistema de saúde. Em Porto Quijarro e Porto Suárez, já são 501 casos confirmados e 86 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia.
A Bolívia já soma 273 mil casos de Covid-19, com 12.280 mortes. No Brasil, 12,8 milhões de pessoas já foram contaminadas pelo novo coronavírus e cerca de 325 mil morreram. Os dados são do site Our World in Data.
A população do Brasil, segundo o IBGE, é 211 milhões de pessoas. Da Bolívia, 11,7 milhões.
Fronteira
A partir de Corumbá, para se chegar em Porto Quijarro é preciso passar pela rodovia Ramón Gomez. No limite entre as duas cidades há a aduana, onde trabalham fiscais da Receita Federal e policiais. Esse é o caminho oficial.
Diversos brasileiros e bolivianos cruzam a aduana diariamente, seja para trabalhar, estudar ou fazer compras.
Fonte: G1 MS