O município também proibiu o uso de narguile em espaços públicos, bares e conveniências.
Para conter o avanço das contaminações pelo coronavírus, o município de Ponta Porã, fechou o Parque dos Ervais, o maior do interior de Mato Grosso do Sul e principal opção de lazer na cidade. Também está proibido o uso de narguilé em espaços públicos, bares e conveniências.
Na última quinta-feira, o prefeito Hélio Peluffo (PSDB) assinou decreto que restringiu a circulação de pessoas na cidade. As medidas adotadas seguem enquanto a classificação permanecer no vermelho no sistema Prosseguir, do Governo do Estado, e serve para evitar que atinja a escala cinza, a pior de todas.
No decreto especifica que alem do Parque dos Ervais, o Horto Florestal também deverá permanecer fechados enquanto durarem as medidas restritivas, mas não foi isso que a reportagem do site Pontaporainforma constatou no final da tarde de sexta-feira (5), quando o decreto municipal entrou em vigor. Foi constato um grande numero de populares fazendo caminhadas e corridas, como acontece todo final de tarde no local.
Pelas novas medidas, shows, festas comemorativas, festas recreativas, bailes, aniversários, casamentos, reuniões, palestras entre outros similares estão suspensos. Caso não seja possível cancelar o evento, ele poderá acontecer com os portões fechados, desde que respeitados os protocolos de biossegurança e a Vigilância Sanitária seja comunicada, mas nunca excedendo o total de 40 pessoas.
Os esportes coletivos também foram atingidos e está suspensa a sua prática, seja em quadra pública ou privada. Parque dos Ervais e Horto Florestal permanecerão fechados enquanto durarem as medidas restritivas.
Igrejas, templos, bares, restaurantes, bancos, lotéricas, cartórios, lojas e o comércio como um todo, deverão respeitar a capacidade máxima de 30% de sua lotação e observar a distância mínima de 02 metros entre todas as pessoas no recinto. Além disso, todos os estabelecimentos deverão respeitar e fazer cumprir os protocolos de biossegurança, como obrigar a utilização de máscaras, higienização de mãos e o distanciamento.
O toque de recolher adotado em Ponta Porã passa a ser das 22h às 05h. Neste horário, ninguém poderá circular pelas ruas, a não ser em casos previstos.
Os serviços de entrega, conhecidos como delivery, estão permitidos até às 23h, desde que seus funcionários estejam devidamente identificados e os protocolos de biossegurança sejam respeitados.
A fiscalização caberá às autoridades sanitárias, à Guarda Civil Municipal e a infração a qualquer artigo do novo decreto, descumprimento das medidas previstas autorizam a aplicação de multas, pena de responsabilização, a suspensão dos alvarás de localização e funcionamento, bem como a interdição temporária do local dos estabelecimentos infratores.
“Neste momento difícil, precisamos da ajuda e compreensão de todos. Essas medidas precisam ser tomadas para salvar vidas. Estamos contando com a colaboração de todos para parar a disseminação do coronavírus”, disse o prefeito.
Mato Grosso do Sul registrou 187.615 mil casos confirmados de covid-19. sendo 3.444 mortes. Ponta Porã teve 4.603 casos confirmados e 91 óbitos.
Fonte: Campograndenews