Secretaria Municipal de Saúde atende solicitação da Vereadora Lourdes Monteiro

Vereadora do DEM fez um apelo para à verificação da baixa demanda dos exames de mamografia na rede pública de saúde.

Durante a 2ª Sessão Ordinária do ano de 2021 realizada na manhã desta terça-feira, 09 de fevereiro, a Vereadora Lourdes Monteiro (DEM), fez um apelo direcionado à Secretaria Municipal de Saúde, pedindo a averiguação da baixa demanda dos exames de mamografia na rede pública de saúde. Defensora da causa há mais de 10 anos frente à Rede Feminina de Combate ao Câncer “Malvina Monteiro”, na última sexta-feira, 05, data em que foi celebrada o dia nacional da mamografia, a parlamentar esteve no Centro de Especialidades João Kayatt, local onde é feito este exame pelo Sistema Único de Saúde – SUS, ouvindo as usuárias que disseram procurar o posto de saúde para realizar o agendamento,  aguardando cerca de 40 dias a liberação do exame.

Na ocasião a vereadora constatou a baixa demanda da mamografia, um dos principais meios de prevenção contra o câncer de mama, sendo realizado cerca de dois atendimentos por período, solicitando na tribuna explicações da Secretaria Municipal de Saúde, pois no hospital a procura é baixa e as usuárias se queixam da demora para conseguir uma vaga.

 A solicitação foi prontamente atendida pelo órgão competente, através da assessoria do Dr. Patrick Derzi que no final da sessão, encaminhou uma resposta para Lourdes Monteiro, prometendo um mutirão do exame na rede pública de saúde.

Na oportunidade, a Vereadora do Democratas agradeceu a agilidade da equipe de saúde do município e disse estar feliz pela cobrança ser rapidamente atendida, ressaltando que o papel do vereador não é criticar e sim, reivindicar as demandas da população como representante.

“Nós estamos aqui não para criticar e sim reivindicar, é nosso dever como representante da população… é o nosso papel!”, Disse.

INDICAÇÕES:

Ainda na segunda sessão ordinária, a parlamentar solicitou que fosse encaminhado expediente ao Prefeito Hélio Peluffo Filho e as secretarias de Obras e de Segurança Pública, pedindo a instalação de um ponto de ônibus na frente da Vila do Secador no Distrito de Nova Itamarati, garantindo a segurança e conforto dos pacientes usuários do ônibus da saúde, que aguardam o transporte na beira da rodovia durante a madrugada.

Na mesma pauta, foi solicitado o patrulhamento noturno da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal no ponto final, local onde os usuários deste transporte que vai para Campo Grande e Dourados realizar tratamentos de saúde, ficam expostos aos perigos noturnos enquanto o veículo que parte por volta da meia-noite não chega.

– Wagner Júnior Assessoria LM