Neste período, a Embrapa ainda enfrentou alguns problemas com a máquina extratora e com insumos
Nos meses de julho e agosto a equipe da Embrapa Suínos e Aves realizou mais de 10 mil testes da Covid-19. Somente em julho foram 5.484 testes e 4.591 em agosto, até o dia 28. De acordo com Janice Zanella, chefe geral da Unidade localizada em Concórdia e Rejane Schaefer, pesquisadora responsável pela condução dos trabalhos no laboratório, estão sendo realizadas cerca de 240 a 250 análises por dia, de segunda a sexta-feira.
Neste período, a Embrapa ainda enfrentou alguns problemas com a máquina extratora e com insumos, porém conseguiu atender o emergencial, fazendo encaminhamento dos testes excedentes para laboratórios Bio-Manguinhos/Fiocruz e Instituto de Biologia Molecular do Paraná – IBMP, em Curitiba/PR, ambos conveniados com o Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen-SC. “Mesmo com essas dificuldades, estamos conseguindo atender a demanda, com doações”, enfatizou Janice.
Além das doações, alguns importantes convênios foram firmados, como por exemplo com a Engie Brasil– Hidrelétrica de Machadinho e de Itá e Prefeitura de Concórdia. Outro diferencial para que o atendimento às análises continue foi a aprovação de um projeto junto a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS que possibilitou a contratação de um profissional para atuar especificamente nos testes. “Isso foi muito importante, pois os colegas que estão atuando nas análises da Covid-19 continuam realizando suas atividades em experimentos e projetos de pesquisa da Unidade”, comentou Janice. Hoje, são 15 empregados que se revezam nas análises, juntamente com o profissional contratado temporariamente. O trabalho é realizado em duas equipes: uma se concentra na extração de RNA das amostras recebidas e outra trabalha com RT-PCR, em tempo real, para detecção do genoma do vírus.
A expectativa da chefe geral é que a Embrapa continue atuando neste trabalho auxiliando o Lacen/SC. “As doações são muito importantes para que possamos manter o trabalho, adquirindo insumos”. As doações estão sendo recebidas por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento – FAPED, que possui 25 anos de história e está contribuindo com esta ação, sem cobrança de qualquer despesa administrativa ou remuneração de seus colaboradores envolvidos neste trabalho. A doação é passível de dedução na declaração do imposto de renda, ano base 2020, conforme normativas vigentes. Todo o valor arrecadado será utilizado exclusivamente em ações de combate à Covid-19 conduzidas pela Embrapa Suínos e Aves, sendo vedado o seu uso em ações não correlatas.