Disse que sigla será “cabeça de chapa”
Dando sequência à rodada de entrevistas com os Presidentes de partidos políticos devidamente registrados no Tribunal Regional Eleitoral, os Jornalistas Pedro Zadyr e Tião Prado receberam ontem pela manhã o Presidente do PATRIOTA Ronaldo Franco.
O Presidente do PATRIOTA afirmou logo no início que a sigla trará como bandeira de campanha a implementação do “orçamento participativo”. Nesse modelo, a população organizada em bairros é quem aponta onde serão investidos recursos públicos. Na sua visão, desta forma, recursos podem ser melhor aplicados e trarão para cada bairro aquilo que é necessário naquele momento.
Ronaldo Franco disse ainda, durante a entrevista que o PATRIOTA terá chapa completa, com 26 candidatos a Vereador, sendo que 8 destas vagas serão destinadas à cota para mulheres. “Hoje, temos um quadro completo, mas com alguma dificuldade para finalizar todos os nomes e cumprir a Legislação eleitoral”.
Sobre as possíveis alianças, Ronaldo Franco afirmou manter conversas com PSL, MDB e PT, sobre possíveis coligações no futuro. “No momento, o PATRIOTA não abre mão da cabeça de chapa. Os prazos eleitorais vão afunilar as conversas no futuro e aí, tomaremos uma decisão em conjunto”, disse.
Ronaldo Franco falou sobre a renovação na política, principalmente na Câmara de Vereadores. “Eu vejo uma Câmara acuada e que vota tudo que é do interesse do Executivo”. Para ele, seria necessário que os encaminhamentos fossem debatidos amplamente com a população. Caso seu partido seja vencedor das eleições deste ano e em um possível cenário de implementação do orçamento participativo, ele avalia que os Vereadores perderiam a função, já que a população é quem vai decidir onde será gasto o dinheiro público.
Sobre a possibilidade de eleger Vereadores neste ano, Ronaldo Franco disse que nas suas contas, o PATRIOTAS deve eleger entre 3 a 4 Vereadores nas eleições neste ano. A avaliação dele é de que com a chegada da pandemia do covid-19, as redes sociais terão papel fundamental no processo eleitoral neste ano.
Sobre o Poder Executivo Municipal, Ronaldo Franco avalia que a atual administração tem feito muita coisa, mas que ainda há muito a ser feito, em termos de mobilidade e modernidade urbana. A quantidade obras sendo entregues e tocadas neste ano, para Ronaldo Franco são de chamar atenção. O Presidente do PATRIOTA ainda criticou gestores públicos que deixam obras inacabadas.
As rodadas de entrevistas com os Presidentes de partidos políticos devidamente registrados no Tribunal Regional Eleitoral e são conduzidas pelos Jornalistas Pedro Zadyr e Tião Prado, além do apoio técnico do Prof. Ageu de Oliveira e tem a finalidade de levar aos leitores do Jornal Che Fronteira e do Site Ponta Porã Informa informações sobre as pretensões de cada sigla dentro do processo eleitoral deste ano. O espaço aberto não gera custos e tem caráter meramente informativo.
Texto: Pedro Zadyr