4º BPM de Ponta Porã apresenta resultados da “Operação Carnaval 2021”

Policiamento ostensivo preventivo

Policiais Militares do 4º Batalhão de Polícia Militar iniciaram a partir do dia de 12 até 17 de fevereiro a “Operação Carnaval 2021”, com foco principal no policiamento ostensivo preventivo e preservação da ordem pública na região de fronteira.

Em virtude da pandemia do corona vírus, o Estado decretou ponto facultativo nos tradicionais dias de feriado, e conforme do Decreto nº 15.603, de 05 de fevereiro de 2021, que suspendeu as atividades que pudessem acarretar aglomerações de pessoas, em espaços públicos ou privados de uso coletivo, no entanto referida medida não foi integralmente respeitada por parte de algumas pessoas, que foram autuadas por não respeitar as medidas sanitárias vigentes.

O comércio na maior parte das cidades da área de abrangência do 4º BPM funcionou normalmente. O plano de policiamento executado este ano foi voltado ao atendimento desse público, considerando o aumento na circulação de pessoas durante o dia, principalmente na área de fronteira.

As ações preventivas da PMMS foram desenvolvidas nas cidades de Antônio João, Aral Moreira, e nos distritos de Itamarati e Sanga Puitã, além de Ponta Porã para garantir tranquilidade durante o período carnavalesco, foram realizadas blitze de trânsito, batidas policiais, vistorias em estabelecimentos comerciais e fiscalização para evitar eventos clandestinos, além do patrulhamento ostensivo preventivo diurna e noturnamente.

Além disso, a Polícia Militar de Ponta Porã atuou em conjunto com a Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito para fiscalizar possíveis locais de festas clandestinas, bares e restaurantes com aglomeração ou em desacordo com as normas de biossegurança.

A “Operação Carnaval 2021” foi encerrada às 00h00min desta quarta-feira (17/02), com o seguinte resultado:

– Operações Policiais Conjuntas                    05;

– Pessoas Abordadas                                      474;

– Veículos Abordados                                     427;

– Veículos Notificados                                      73;

– Veículos Removidos                                      04;

– Drogas Apreendidas                                  35kg;

– Cigarros contrabandeados                       1.334 pacotes;

– Armas de Fogo Apreendidas                      01;

– Prisões de Foragidos da Justiça                05;

– Pessoas Conduzidas às Delegacias            16;

Embora os festejos carnavalescos estivessem suspensos, a Polícia Militar da área do 4º BPM atuou firmemente no combate as festas clandestinas e locais com aglomeração de pessoas, com registro de uma ocorrência com maior gravidade, onde após denúncia anônima, em uma chácara foram encontradas mais de 500 pessoas. O objetivo principal da Operação foi garantir à sociedade mais segurança e atuar conforme a legislação vigente durante a pandemia.

Assessoria de Comunicação Social do 4º BPM/CPA 1.